segunda-feira, 2 de março de 2015

Classe média associa consumo ao sucesso

Estudo da McKinsey mapeou as principais transformações nos últimos 10 anos



Fernanda Hoefel: consumo tem papel centralA já nem tão nova classe média brasileira – cerca de 70% da população brasileira – foi alvo de um estudo realizado pela McKinsey (consultoria global) que mapeou algumas das principais transformações nos últimos 10 anos, desde quando a maior preocupação era ter boa comida na mesa até os dias atuais, em que as aspirações passam por outras categorias de bens de consumo como eletroeletrônicos, além de lazer de uma maneira geral.

Fernanda Hoefel, que liderou o estudo, diz que o que mais chama atenção é o quanto o consumo representa o papel central na vida da classe média, associado a bem-estar e sucesso.
Fernanda Hoefel: consumo tem papel central
 
Acompanha essa tendência o alto endividamento e a pouca intimidade com planejamento financeiro. O baixo nível de educação financeira resulta na falta de traquejo com a organização das finanças e onde melhor aplicar dinheiro. Fernanda aponta para o fato, por exemplo, de que boa parte desse grupo ainda acredita que endividar-se no cartão de crédito é melhor negócio do que eventualmente financiar um bem junto ao banco. Paga, sistematicamente, o valor mínimo das faturas, transformando prazer em pesadelo. Um total de 61% das pessoas da classe média possuem cartões de crédito e pelo menos metade das transações é usada para pagar bens de consumo como produtos eletroeletrônicos, roupas e livros. Pelo menos 27% dos usuários de cartão não têm condições de pagar as dívidas que fazem, e 20% estão com o nome na lista Serasa/SPC. Pelo menos 12% já tiveram de renegociar dívidas de empréstimos em bancos.
 

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