Estudo da McKinsey mapeou as principais transformações nos últimos 10 anos
A já nem tão nova classe média brasileira
– cerca de 70% da população brasileira – foi alvo de um estudo
realizado pela McKinsey (consultoria global) que mapeou algumas das
principais transformações nos últimos 10 anos, desde quando a maior
preocupação era ter boa comida na mesa até os dias atuais, em que as
aspirações passam por outras categorias de bens de consumo como
eletroeletrônicos, além de lazer de uma maneira geral.
Fernanda Hoefel, que liderou o estudo,
diz que o que mais chama atenção é o quanto o consumo representa o papel
central na vida da classe média, associado a bem-estar e sucesso.
Acompanha essa tendência o alto
endividamento e a pouca intimidade com planejamento financeiro. O baixo
nível de educação financeira resulta na falta de traquejo com a
organização das finanças e onde melhor aplicar dinheiro. Fernanda aponta
para o fato, por exemplo, de que boa parte desse grupo ainda acredita
que endividar-se no cartão de crédito é melhor negócio do que
eventualmente financiar um bem junto ao banco. Paga, sistematicamente, o
valor mínimo das faturas, transformando prazer em pesadelo. Um total de
61% das pessoas da classe média possuem cartões de crédito e pelo menos
metade das transações é usada para pagar bens de consumo como produtos
eletroeletrônicos, roupas e livros. Pelo menos 27% dos usuários de
cartão não têm condições de pagar as dívidas que fazem, e 20% estão com o
nome na lista Serasa/SPC. Pelo menos 12% já tiveram de renegociar
dívidas de empréstimos em bancos.
Leia o post completo em: http://grupom.com.br/classe-media-associa-consumo-ao-sucesso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário