sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Credibilidade em alta, exigências também

Setor privado é mais confiável do que ONGs, mídia e governo no Brasil, segundo Edelman Trust Barometer 2015, mas público espera mais do que produtos e serviços


 Por Fernando Murad - Meio & Mensagem - 9 fev 2015

A confiança é elemento fundamental para determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer relacionamento, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. E de acordo com os resultados da pesquisa Trust Barometer 2015, realizado pela agência de relações públicas Edelman, o governo e a mídia têm muito trabalho pela frente para conquistar a sociedade brasileira (veja quadro abaixo).

As empresas continuam como o grupo mais confiável para 73% dos respondentes, um pouco à frente das organizações não governamentais (ONGs), com 70%. Ambas registraram crescimento. Já mídia, com 56%, e governo, com 37%, estão na contramão. Esse é o segundo ano consecutivo que o poder público ficou com cerca da metade da credibilidade do setor privado.

Na amostra global, houve redução na confiança da população no governo, na iniciativa privada, nas ONGs e mídia. Em dois terços dos 27 países que compõem a pesquisa, o nível de confiança geral está baixo dos 50 pontos, o pior resultado desde 2008. No ranking global, que leva em conta a média dos índices atribuídos por cada país aos quatro grupos institucionais, o Brasil ocupa a sétima posição com 59 pontos. O primeiro são os Emirados Árabes Unidos (84%).
 

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