quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Facebook, apesar de mais concorrido, ainda está barato

Hoje é mais caro que ontem, e os preços vão subir mais. Paga quem acha que essa mídia lhe traz valor

Sempre há um barulho grande quando se fala de alcance orgânico de posts no Facebook. Muitos gritam “o Facebook não serve mais! Os posts só chegam para 1% dos meus fãs!”, enquanto outros falam que publishers estão buscando outras formas de relacionamento.
A melhor forma de analisar esse crescimento do Facebook é compará-lo com o que já aconteceu com outras mídias mais antigas, como o Google. Nos anos 2000, uma pessoa podia comprar palavras-chave como “imóvel” ou “fraldas” por um preço às vezes 99% menor do que hoje.
O que isso quer dizer? Que a procura por essas palavras aumentou muito, e que as empresas acham que vale pagar o preço, porque mesmo assim dá resultado. O dia que não valer mais a pena, para-se de pagar tanto pela palavra. É oferta x demanda em seu melhor.
O que aconteceu com o Facebook desde 2011? Duas coisas. Houve um aumento de demanda (anunciantes) maior que o de oferta (usuários x tempo gasto na rede), e o Facebook implementou de vez seu modelo de mídia paga, como era de se esperar.


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