Um dos principais mitos diz que somente as empresas com a área financeira prejudicada contratam consultorias
Por Leonardo Zamariola de Administradores
O Brasil é um país com um grande número de empreendedores e,
exatamente por este motivo, é necessário que alguns mitos corporativos sejam
esclarecidos para não induzir o empreendedor iniciante ou um empresário sem
experiência ao erro. Um dos principais mitos diz que somente as empresas com a
área financeira prejudicada contratam consultorias. No entanto, se a empresa
está mal das pernas deveria ter procurado a consultoria empresarial antes.
O principal motivo que leva uma organização a buscar este
tipo de serviço é, sobretudo, o ganho de eficiência em sua atividade. De
maneira menos abrangente, podemos dizer que o intuito é aumentar as vendas e a
lucratividade, reduzir custos e aperfeiçoar os processos. Além disso, também é
recomendada em casos de expansão, quando uma nova unidade é aberta ou na
elaboração de um novo plano estratégico. Ou seja, esse serviço é contratado por
aquelas que têm mais visão de mercado e querem crescer, não pelas que estão
falindo.
Além do mais, essas empresas estão assim exatamente por não
terem recorrido à consultoria. Muitos têm preconceito e entendem esse serviço
como despesa e não como investimento. Hoje, a maioria dos que passaram por uma
consultoria estão bem financeiramente e 90% deles já estavam quando procuraram
orientação. Isso mostra que o empresário que procura o serviço é justamente
aquele que tem mais visão de mercado e consegue tocar minimamente seu negócio.
Uma dúvida comum é saber identificar qual o momento ideal
para uma consultoria. A estagnação é o indicativo principal, ou seja, quando a
empresa deixou de crescer ou tem seu faturamento aumentado de maneira
insignificante. O trabalho do consultor ou da equipe de consultores depende da
disponibilidade do cliente e do seu objetivo, mas geralmente pode variar entre
três e seis meses.
O período é diferente porque cada um dos casos é analisado
de forma individual, levando em consideração as particularidades do negócio.
Não existe uma ação padrão que resolva os problemas de todas as empresas da
mesma maneira. A área de atuação da consultoria também é fator determinante no
tempo de trabalho. Isso porque ela pode ser realizada em apenas um dos setores.
Obviamente que uma consultoria completa, que vai desde o planejamento
estratégico até a estrutura dos processos de operação, é muito mais eficaz.
Contudo, é totalmente possível realizar o serviço por etapas.
Talvez a fase mais difícil para consolidar as mudanças
planejadas seja a que depende do engajamento dos colaboradores. Por isso, é
necessário que o empresário seja transparente com os gestores e apresente o
consultor como alguém que veio propor melhorias para o crescimento, e não como
uma pessoa que irá propor corte de empregos. Afinal, se as mudanças acontecerem
e a empresa crescer, ela vai precisar de mais e não menos funcionários.
Para finalizar, é importante ressaltar que não se pode
sentir vergonha de procurar ajuda. Se a empresa realmente estiver mal das
pernas, o consultor atuará como um médico, fazendo com que ela se recupere e
volte a andar sozinha. Caso ela esteja bem, o profissional agirá como um
treinador de maratonista, fazendo com que a instituição corra mais rápido e
conquiste posição de destaque no pódio.
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