Um ambiente propício para inovação também ajuda na guerra por talentos e estimula a tomada de decisões corretas
Um estudo realizado ela consultoria Bain & Company
mostra que o aumento médio anual da receita das empresas com melhor atuação
inovadora foi de 13%, enquanto as companhias que ainda estão a passos curtos
para implementar a inovação, tiveram um crescimento de apenas 5%.
A pesquisa foi feita com 450 executivos de todo o mundo,
inclusive América Latina, que trabalham em empresas com receita superior a US$
100 milhões. Compondo os resultados para os próximos cinco anos, as empresas
com as melhores performances em inovação devem crescer 84%, enquanto as outras,
somente 28%.
A pesquisa revelou que cerca de 70% dos entrevistados fazem
da inovação uma das três prioridades de seus negócios. No entanto, menos de um
quarto do total acredita que as empresas para as quais trabalham sejam
efetivamente inovadoras e somente 20% consideram suas companhias fortes o
suficiente para quebrar paradigmas da inovação.
As empresas que estão no topo da lista de inovação são as
melhores em tomar e executar decisões, considerando-se aspectos como qualidade,
velocidade e rendimento das decisões a partir do esforço aplicado em cada uma
delas. Elas estão, também, ganhando a guerra por talentos: a Bain mediu por
meio do employee Net Promoter® Score (eNPS) - um indicador globalmente
utilizado que avalia a lealdade e entusiasmo dos colaboradores - que as
empresas mais inovadoras têm um eNPS 23, enquanto o restante ficou com nota
-56.
“De uma maneira prática, o sucesso da inovação vem do foco
de uma organização em atingir metas, aderindo-o a práticas sólidas de gestão e
tomadas de decisões rápidas e efetivas. Inovação é um fator complexo que deve
ser levado a cabo assim como os outros processos de uma empresa: com liderança,
gerenciamento, alinhamento e replicabilidade. Não é, no entanto, um processo linear
e lógico. As empresas precisam cultivar tanto a racionalidade como a
criatividade para que os sistemas de inovação possam superar a concorrência na
criação de novos produtos e serviços”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain
& Company no Brasil.
A confiança dos executivos em seus negócios também pôde ser
medida pelo estudo. Quase todos os entrevistados de empresas “top performance”
afirmaram que conseguem chegar ou ultrapassam as metas de inovação; possuem um
modelo vencedor e replicável para inovação que pode ser implantado em
diferentes regiões do mundo e categorias de produtos; atualmente têm projetos
que irão chegar ou ultrapassar as metas financeiras de inovação; e estão
preparados, por conta da inovação aplicada, para quebras ou quedas no mercado em
que atuam.
Os fatores de sucesso
Os cinco fatores para o sucesso são:
· Estratégia - definir
objetivos convincentes e prioridades de investimento: metas claras e
específicas com um modelo que cubra tanto as inovações do dia-a-dia como
aquelas que possam quebrar paradigmas. Alinhamento estratégico nos objetivos,
prioridade nos investimentos e gerenciamento de riscos.
· Organização -
construir uma organização inovadora e uma cultura colaborativa: empresa que
fomenta a inovação com parcerias entre pessoas criativas e executivos de
negócios, tanto dentro como fora da organização. Estrutura, funções e processos
de decisão que estimulam a inovação. Favorecer uma cultura organizacional que
valoriza, dá apoio e recompensa a inovação.
· Geração e desenvolvimento
de ideias – criar novas ofertas lucrativas: desenvolvimento regular de
novas ideias em todos os aspectos da experiência do consumidor. Visualização
total da ideia e seu desenvolvimento com identificação, priorização e criação
de projeto. Realizar protótipos e testar a inovação.
· Gerenciamento de
portfólio – melhorar tamanho, formato e velocidade do portfólio de
inovação: gerenciamento e monitoramento efetivo do portfólio do projeto,
incluindo o estabelecimento de barreiras e desafios, avaliação da velocidade de
execução e finalização dos projetos no tempo correto. Gerenciamento efetivo dos
projetos individuais, aprendendo com os erros do passado.
· Escala – reforçar
testes, aprendizados e escalas: alocação de recursos para lançamentos no
tamanho exato da oportunidade proposta. Realizar feedbacks, incluindo correção
de caminhos traçados, quando necessário, e ampliar esforços pós-lançamento para
dar apoio aos projetos.
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