Se em tempos de “paz” já é difícil saber quais serão os produtos e serviços que farão sucesso no mundo dos negócios, fica ainda mais difícil prever movimentos de mercado num tempo em que Europa e Estados Unidos veem crises se arrastarem por tempo indeterminado.
Mesmo assim, a Trendwatching.com, empresa de monitoramento de tendências comerciais, apontou 12 tendências de consumo crucias para a sobrevivência dos empreendedores em 2012. A organização busca insights e inovações que sejam aplicáveis aos negócios em todo o mundo. As tendências elencadas pela Trendwatching.com valem para empresas de todos os tipos e tamanhos.
Embora algumas das tendências envolvam o desenvolvimento de produtos e serviços com alta tecnologia, como a criação de meios alternativos de pagamento que não envolvam o uso de dinheiro em espécie, a Trendwatching assegura que os conceitos considerados nesse tipo de tecnologia são ainda mais fáceis de serem assimilados por companhias menores.
Isso porque, segundo explica Luciana Stein, que representa as atividades da organização no Brasil, empresas menores conseguem mudar suas trajetórias mais rapidamente, sem precisar se preocupar em contrariar as ordens preexistentes.
“Mostre-nos um empreendedor de sucesso que não possa aplicar o Dealer-chic e oferecer aos seus clientes acordos ou descontos que os fará sentir inteligentes, excitados ou divertidos”, exemplifica.
Ela cita, também, as possibilidades de implantar os princípios do que a Trendwatching chama, na décima tendência apontada para 2012, de Recommerce – ou recomércio, na tradução livre para o português – em que qualquer empreendedor é estimulado a recomprar de seus clientes itens antigos ou, ao menos, conceder descontos na aquisição de um novo produto.
“Todos os empreendedores podem comprar de volta algo de seus clientes no caso de uma nova compra. E repassar os itens comprados a uma organização não governamental pode fomentar uma boa reputação também”, afirma.
Aplicação expressa
Já estamos em fevereiro e será que já não é tarde para começar a pensar em tendências para o ano? Segundo Luciana, não. Por se tratarem de tendências, é de se esperar que levem bastante tempo para que se disseminem na sociedade.
O exemplo citado por Luciana é dos jornais em papel, que ainda coexistem, há mais de uma década, com a imprensa online. “O impacto das principais tendências é, muitas vezes, sobre-estimado no curto prazo e super estimado no longo prazo. As principais tendências de consumo dizem respeito a profundas mudanças sociais e culturais, que desafiam as estruturas econômicas e legais estabelecidas”, analisa.
Confira um resumo das 12 tendências de consume mais importantes apontadas pela Trendwatching para o ano de 2012:
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