sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

As tendências para 2012

Publicado na Revista Você S/A


O que você é neste mundo? Ator ou espectador?

Por: Gil Giardelli
O nascer de um novo ano traz esperança, alegria e também incerteza. Como vamos enfrentar mais um ano de mudanças rápidas e a soma de mais complexidade ao nosso trabalho? Como diz o psiquiatra Flávio Gikovate, “medimos a potência intelectual de uma pessoa pela capacidade de suportar dúvidas”. É esse o nosso desafio.

            Compartilho aqui algumas megatendências para 2012, baseadas em várias das principais pesquisas mundiais na área. Que elas sirvam para gerar novos mapas mentais e, por que não, mais dúvidas para sua carreira e sua vida pessoal neste ano que se inicia.

·         Saúde na era digital – Tanta tecnologia e conexão exagerada geram ansiedade e depressão. Faça diferente. Use a tecnologia para cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida e ganhar tempo. Não seja um escravo da informação. Coloque a inovação digital para trabalhar para você. Com poucos dólares e uma gota de saliva, rastreie seu genoma na 23andme.com e viva até os 250 anos.

·         O século da Ásia – O poder mudou de hemisfério. Já pensou em aprender mandarim em 2012 ou em viajar para conhecer algum país asiático? Busque novas culturas e novas visões de vida.

·         Empregabilidade – Você já tem um blog? Usa seu Twitter para compartilhar ideias que merecem ser espalhadas? Seu Facebook só tem fotos de festinha? Seu LinkedIn está organizado? Você é um produtor de conteúdo ou um mero replicador? Acredite, os melhores empregos e cargos estão sendo definidos na arena digital.

O vice-presidente financeiro da Oracle foi contratado pelo LinkedIn. Cuide já do seu perfil.

·         Tudo será digitalizado – Documentos que há séculos estavam arquivados em órgãos públicos e universidades estão sendo abertos, esperando você para estuda-los. Deseja saber a história dos imigrantes no Brasil? Consulte os documentos no memorialdoimigrante.org.br. Há muito conteúdo aberto e gratuito em republicofletters.standford.edu, mba60segundos.com.br, TEDx, singularityu.org e flowingdata.com.

·         O futuro do consumo – Os tablets, que vão acelerar a troca de informação e humanizar as relações entre pessoas, empresas e governos.

·         Ferramentas de geolocalização – Foursquare, Ban.jo ou Poorsquare podem ajudar você a economizar e praticar o significado do consumo colaborativo, consumo consciente e reciclagem global.



Lembre-se da célebre foto da menininha caminhado de cabeça erguida em frente a um muro onde está escrito “Seja honesto, mesmo que outros não sejam, mesmo que outros não serão, mesmo que outros não possam ser”. Paz, saúde e prosperidade. Ah, e não use velhos mapas para descobrir novas terras em 2012.



Gil Giardelli – Escreve sobre inovação digital. É professor do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Miami and School e presidente da Gaia Creative.

Nenhum comentário:

Postar um comentário