“A internet está nos deixando burros”. Nicholas Carr, autor do livro “The Shallows: what the internet is doing to our brains?”, sugere que a quantidade de informações que recebemos e que lemos diariamente na internet através de links e hiperlinks são responsáveis por uma maneira de pensar fragmentada, que resulta em um aprendizado superficial.
Alessandra Lariu, colunista da Revista Info enfatiza que sua memória não é mais a mesma desde que começou a usar as multiplataformas da web para escrever, ler e realizar suas atividades: “Minhas anotações estão divididas entre três cadernos e meu celular. Quando estou ouvindo uma palestra, tenho pena do palestrante, que tem de competir com a internet, com o Twitter, o Facebook e o e-mail. Conclusão: além de burra, fiquei mal-educada, indelicada, distraída.”
Para minimizar os efeitos do excesso de informação, Alessandra sugere passos básicos para “catalogar” todas essas notícias as quais estamos acostumados a receber diariamente: filtrar, selecionar e relaxar. Onde filtrar consiste em verificar os melhores dados, selecionar significa relevar os mais importantes e relaxar, enfim, mostra que jamais poderemos deter todo o conhecimento existente.
Particularmente, acredito que a internet está possibilitando um maior acesso à informação por todos os indivíduos e que isso não altera o desempenho cognitivo. As milhares de informações que vemos todos os dias só servem para formar indivíduos mais conhecedores dos problemas que afetam a sociedade e seu meio, além de possibilitar uma nova forma de conhecimento baseada na inovação e acessibilidade.
Ainda, a possibilidade de conviver com vários tipos de informações e plataformas, coloca diante de nós multitarefas as quais devemos ser acostumados a conviver para realizar trabalhos mais rápidos e efetivos, sem alterar na qualidade dos processos.
Agora é inegável que a internet está sim, deixando os indivíduos mais ansiosos e ávidos por novidade, incitando a cultura do efêmero, porém, do conhecimento coletivo.
Daniele Souza
Acadêmica de Relações Públicas
Estagiária na IC Grupom
O comentário é sobre o artigo publicado na Revista Info Online, disponível no Link: http://info.abril.com.br/noticias/extras/mal-educada-e-gaga-a-culpa-e-da-web-29092011-29.shl - acessado em 19 de Outubro de 2011.
Fonte da foto: Zona Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário