quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Homens, mulheres e as compras de natal

A Empresa de Pesquisa Grupom em parceria com a Acieg realiza todo ano, desde 2002, pesquisa painel com as tendências de consumo do goianiense na hora das compras de natal e através dela é possível detectar o comportamento de homens e mulheres na hora de gastar com os presentes: aproximadamente quanto vão gastar e o primeiro local que vão procurar para realizar suas compras.

Na hora das compras, os homens preferem os shopping centers
Pesquisa Grupom/Acieg, divulgada em 16/11/2011

Por serem mais objetivos para comprar e não gostarem de pesquisar tanto os preços quanto as mulheres, os homens preferem a facilidade de comprar nos shopping centers, que também oferecem lojas de vários segmentos em um só lugar. Além disso, declararam que irão gastar mais do que as mulheres neste estabelecimento.

Os comerciantes precisam estar atentos na busca de um melhor atendimento aos seus clientes do sexo masculino. Proporcionando um tratamento diferenciado a este tipo de público.

Nos percentuais apresentados, os homens também declararam-se mais indecisos com relação ao lugar que irão procurar primeiro para realizar suas compras com relação às mulheres. Apenas 13,9% delas declararam não saber onde irão comprar os presentes natalinos, já 19,8% dos homens afirmaram não ter certeza com relação ao primeiro local procurado para as compras.

Mulheres pechincham mais
O shopping center também é o primeiro local mais procurado pelas mulheres para as compras natalinas, porém elas preferem buscar outros locais para realizar suas compras. A segundo maior percentual de local mais procurado (17,7%) pelas mulheres ficou com as lojas de Campinas. Essas lojas são bastante procuradas pelas mulheres graças à variedade de produtos oferecidos na região além de preços mais baixos.

Além disso, o centro da cidade também é muito procurado pelas mulheres, pois oferece também variedade de produtos e preços, que facilita a pesquisa na hora da compra, por um produto de qualidade e com preços mais acessíveis.

Atendimento diferenciado

Atentos à essa demanda de consumidores nas ruas (aproximadamente 1 milhão deles) para realizarem as suas compras, os comerciantes precisam estar preparados para receber e atender corretamente este público.
Homens são mais objetivos, porém buscam nos produtos uma boa relação custo x benefício e também conforto para realizarem as compras de natal. As mulheres, todavia, que gostam de pesquisar preços precisam de diferenciais na hora da compra, que pode ser, inclusive, o atendimento prestado pelas lojas ou estabelecimentos que visitarão.
Não significa que os homens não valorizem este quesito, é necessário que eles também desfrutem de atendimento exclusivo para fazer a diferença na hora da escolha pelos locais de compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário