sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeito Twitteiro

Uma característica do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, é a sua presença nas redes sociais, notadamente no Twitter, onde diariamente "conversa" com a população que está online.

Através do monitoramento de redes sociais, rastreamos a sua presença no Twitter entre os dias 1º de janeiro e 15 de abril deste ano. No total  foram 17.288 tweets (postagens) no período, sendo que 2.662 foram geradas pelo prefeito.



No gráfico acima verificamos, mês a mês, a quantidade de tweets gerados pelo prefeito e também as citações postadas pelas pessoas que interagiram com ele. O conteúdo do que é postado pelas pessoas é bem variável, envolvendo saudações ao prefeito, elogios, reclamações, indicações de problemas, sugestões variadas, críticas leves e pesadas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estudo Sobre a Presença Online dos Shoppings Centers de Goiânia/GO no Twitter


Levantamento feito em nossa ferramenta de MONITORAMENTO das redes sociais, entre os dias 07/01 e 06/04 de 2011, com um registro total de 4.280 tweets, mostra que os Shoppings Centers de Goiânia/GO ainda não possuem uma presença consistente e interativa no microblog Twitter.

Em que pese o fato da “Grande Goiânia” ter hoje aproximadamente 1,9 milhões de habitantes (dados do IBGE – Censo Brasil 2010) e em cerca de 70% dos domicílios onde essa população reside pelo menos 01 (uma) pessoa ter acesso a Internet regularmente, os números de seguidores dos shoppings no Twitter é proporcionalmente muito baixo ao público potencial que pode interagir com as organizações.

No gráfico abaixo observamos a evolução numérica dos seguidores de cada um deles nos últimos 90 dias. O maior crescimento ocorreu entre os seguidores do Flamboyant Shopping, com uma elevação de 1164 novos seguidores. 

  
Já o 2º gráfico aponta um crescimento muito acentuado (139,09%) entre os seguidores do Shopping Bougainville, mas devemos considerar que este shopping é o que tinha a menor base de seguidores quando do início do levantamento.

Nosso monitoramento aponta que o Goiânia Shopping (1921 tweets) foi 49,2 % mais citado quando comparado com o segundo colocado, Flamboyant Shopping, 1287 citações.

O gráfico abaixo representa a divisão do volume de citações  recebidas por cada um dos shoppings monitorados.

 
Foi constatado também que os shoppings de Goiânia utilizam o Twitter para divulgarem promoções que visam gerar um acréscimo no número de seus seguidores no microblog. São promoções do tipo “Siga-nos no Twitter. Dê RT e concorra a ..." e outras semelhantes. Este tipo de ação até consegue gerar novas adesões (existem perfis criados pelas pessoas exclusivamente para participar), mas não conseguem promover a interatividade e os shoppings não conseguem obter informações personalizadas de seus seguidores como interesses e necessidades individuais de consumo.

O monitoramento aponta que o Goiânia Shopping (o mais citado) foi o estabelecimento que menos gerou tweets próprios (informativos ou promocionais), obtendo assim uma melhor  resposta às suas iniciativas no Twitter durante os 90 dias do estudo.

 
Por fim, na tabela abaixo, é demonstrado o Índice de Conversão (relação quantidade de tweet próprio X quantidade de citações recebidas) no qual é verificado que o melhor resultado foi alcançado pelo Goiânia Shopping, pois para cada 01 tweet que o próprio shopping postou , 30 novas citações sobre o centro de compras foram geradas no microblog por terceiros.


Observação: Neste monitoramento a IC Grupom utilizou como filtros os endereços do Twitter de cada shopping e também os seus nomes de fantasia. Ele poderá ser feito de um modo muito mais profundo, analisando o conteúdo dos tweets (se são "favoráveis", "desfavoráveis" ou "neutros" - ou mesmo em uma escala de intensidade para "muito favorável" ou "muito desfavorável") que citam as marcas ou as pessoas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Marketing nas Mídias Sociais

As mídias sociais se tornaram a cultura dominante. Hoje  em dia e cada vez mais as pessoas, organizações e empresas convergem seus interesses, comunicações e relacionamentos para as ferramentas de mídias sociais. Para uma marca então, é uma obrigação que esteja presente nas mídias sociais, pois se um dos principais conceitos do Marketing é propiciar mais valor ao produto, o caminho do relacionamento com os seus clientes é o mais certeiro para que isso possa acontecer, principalmente quando a marca consegue viabilizar experiências individuais com cada um dos seus consumidores.

Saber escutar, entender os interesses e necessidades de cada indivíduo para poder agir de forma individual e relevante é a maneira indicada para gerar experiências de relacionamentos “marca X cliente” com grau máximo de satisfação e reconhecimento. Este tipo de “conversa” pessoal com clientes é um dos pontos mais fortes das mídias sociais, a interatividade.

Não existe a menor possibilidade de uma marca hoje em dia desprezar o marketing em mídias sociais. É imperativo o uso das redes sociais, blogs, comunidades online e qualquer outra ferramenta colaborativa que permita estabelecer contato direto com os clientes para gerar relacionamentos e desenvolver ações de relações públicas, vendas, promoções e atendimento ao cliente (SAC).

Os números abaixo são a expressão da realidade deste universo online e interativo, bem como também reforçam a condição de que não existe mais espaço para amadorismos nas mídias sociais.

·       1.966.514.816 pessoas estão online nesse exato momento. São mais de 1/4 da população da Terra e cresce 444% ao ano;


·       Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas brasileiros (a partir de 12 anos);


·       87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente;


·       No Brasil, do total de pessoas que acessam a Internet, mas ainda não acessam as redes socias, 34% têm interesse de fazer parte de alguma delas. Um processo contínuo de expansão;


·       Segundo um levantamento da E.life, os internautas brasileiros dedicam, em média, 41 horas por semana às redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook;


·       A mesma pesquisa revela que 88,3% das pessoas pesquisam preços na Web antes de comprar algum produto. Já 74,3% completam a compra pela internet;


·       A cada minuto são disponibilizadas 35 horas de vídeo no YouTube e cada segundo um novo blog é criado;


·       70% das pessoas consideram a Internet indispensável;


·       São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012. 95% das empresas brasileiras possuem computador;


·       No mundo o Facebook já possui mais de 600 milhões de usuários e o Twitter mais de 175 milhões.

Os números relacionados às mídias sociais não param por aí e são extremamente dinâmicos. O fato é que no contexto desse universo do marketing nas mídias digitais, cada vez mais o consumidor tem o controle sobre as marcas e por isso mesmo ele exige um tratamento/relacionamento mais autêntico, transparente, confiável e pessoal.

Assim, resta ás marcas investirem de forma séria e profissional no marketing das mídias sociais. Para que consigam ter sucesso nas redes sociais é necessário interpretar corretamente o que as pessoas estão dizendo sobre marcas e produtos. MONITORAR o conteúdo gerado pelos usuários das redes sociais sobre as marcas é a base de um processo que visa entender o que se passa, visando melhor atender ás necessidades e interesses das pessoas, para, por fim, obter sucesso na geração de conteúdos relevantes e no “boca a boca” favorável, seja online e/ou off-line.

Quase nada é previsível no campo das novas oportunidades relacionadas ao marketing nas mídias digitais, pois a cada momento surge um novo conceito, uma nova ferramenta ou um novo case de sucesso que rapidamente são assimilados pelo mercado e pelas pessoas e começam a ser utilizados em larga escala. Quem, há 5 anos atrás poderia prever a força e o poder de plataformas como o Facebook e o Twitter?

O universo do marketing nas mídias sociais é ainda algo recente e muito ainda esta por ser desbravado, mas já sabemos que é imprescindível  como complemento às ações do marketing tradicional, devendo as marcas estarem presentes e participativas nas mídias socias, monitorando conteúdos para estreitarem relacionamentos, reforçarem sua presença, gerarem mais satisfação dos clientes e, consequentemente, mais fidelização.

Por Renato Serra (Ger. Mídias Sociais - IC Grupom)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Infográfico: REDES SOCIAIS - Qual o Perfil do Brasileiro

O Alvo é a Relevância

Seja muito bem vindo ao Blog da IC Grupom! 

Estamos abrindo este espaço para que ele não só seja informativo, mas principalmente, interativo. 

Aqui iremos conversar muito sobre inteligência de mercado, relacionamento empresa/clientes, relevância, Social CRM, Endomarketing 2.0 entre outros assuntos que cercam o universo das empresas e seus públicos alvos. 

Em tempos de pessoas conectadas e hiper-informadas as empresas se preocupam cada vez mais em rastrear, encontrar e conversar com os seus clientes. O diferencial de hoje na comunicação é a relevância e para que isso possa ser um fato corriqueiro para as empresas e seus clientes se faz necessário o desenvolvimento de um trabalho contínuo e profissional de identificação de perfis, interesses e necessidades das pessoas. Onde estão os seus clientes online? O que eles estão falando da sua marca, se é que estão falando? Quais são os comportamentos sociais online de seus clientes? Em quais pessoas ou informações seus clientes confiam? Qual é a influência social de seus clientes? Quais podem ser futuros “evangelizadores” da marca online e off-line? São algumas questões preponderantes a serem respondidas para viabilizar um processo de troca de informações que possibilite a empresa não só conversar com os seus clientes, mas deles retirar informações importantes para o posicionamento da marca no mercado, bem como para as estratégias de atuação, antecipação de tendências e monitoramento da concorrência. 

Fique á vontade para interagir conosco e participar deste blog.

Equipe IC Grupom