As mídias sociais se tornaram a cultura dominante. Hoje em dia e cada vez mais as pessoas, organizações e empresas convergem seus interesses, comunicações e relacionamentos para as ferramentas de mídias sociais. Para uma marca então, é uma obrigação que esteja presente nas mídias sociais, pois se um dos principais conceitos do Marketing é propiciar mais valor ao produto, o caminho do relacionamento com os seus clientes é o mais certeiro para que isso possa acontecer, principalmente quando a marca consegue viabilizar experiências individuais com cada um dos seus consumidores.
Saber escutar, entender os interesses e necessidades de cada indivíduo para poder agir de forma individual e relevante é a maneira indicada para gerar experiências de relacionamentos “marca X cliente” com grau máximo de satisfação e reconhecimento. Este tipo de “conversa” pessoal com clientes é um dos pontos mais fortes das mídias sociais, a interatividade.
Não existe a menor possibilidade de uma marca hoje em dia desprezar o marketing em mídias sociais. É imperativo o uso das redes sociais, blogs, comunidades online e qualquer outra ferramenta colaborativa que permita estabelecer contato direto com os clientes para gerar relacionamentos e desenvolver ações de relações públicas, vendas, promoções e atendimento ao cliente (SAC).
Os números abaixo são a expressão da realidade deste universo online e interativo, bem como também reforçam a condição de que não existe mais espaço para amadorismos nas mídias sociais.
· 1.966.514.816 pessoas estão online nesse exato momento. São mais de 1/4 da população da Terra e cresce 444% ao ano;
· Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas brasileiros (a partir de 12 anos);
· 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente;
· No Brasil, do total de pessoas que acessam a Internet, mas ainda não acessam as redes socias, 34% têm interesse de fazer parte de alguma delas. Um processo contínuo de expansão;
· Segundo um levantamento da E.life, os internautas brasileiros dedicam, em média, 41 horas por semana às redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook;
· A mesma pesquisa revela que 88,3% das pessoas pesquisam preços na Web antes de comprar algum produto. Já 74,3% completam a compra pela internet;
· A cada minuto são disponibilizadas 35 horas de vídeo no YouTube e cada segundo um novo blog é criado;
· 70% das pessoas consideram a Internet indispensável;
· São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012. 95% das empresas brasileiras possuem computador;
· No mundo o Facebook já possui mais de 600 milhões de usuários e o Twitter mais de 175 milhões.
Os números relacionados às mídias sociais não param por aí e são extremamente dinâmicos. O fato é que no contexto desse universo do marketing nas mídias digitais, cada vez mais o consumidor tem o controle sobre as marcas e por isso mesmo ele exige um tratamento/relacionamento mais autêntico, transparente, confiável e pessoal.
Assim, resta ás marcas investirem de forma séria e profissional no marketing das mídias sociais. Para que consigam ter sucesso nas redes sociais é necessário interpretar corretamente o que as pessoas estão dizendo sobre marcas e produtos. MONITORAR o conteúdo gerado pelos usuários das redes sociais sobre as marcas é a base de um processo que visa entender o que se passa, visando melhor atender ás necessidades e interesses das pessoas, para, por fim, obter sucesso na geração de conteúdos relevantes e no “boca a boca” favorável, seja online e/ou off-line.
Quase nada é previsível no campo das novas oportunidades relacionadas ao marketing nas mídias digitais, pois a cada momento surge um novo conceito, uma nova ferramenta ou um novo case de sucesso que rapidamente são assimilados pelo mercado e pelas pessoas e começam a ser utilizados em larga escala. Quem, há 5 anos atrás poderia prever a força e o poder de plataformas como o Facebook e o Twitter?
O universo do marketing nas mídias sociais é ainda algo recente e muito ainda esta por ser desbravado, mas já sabemos que é imprescindível como complemento às ações do marketing tradicional, devendo as marcas estarem presentes e participativas nas mídias socias, monitorando conteúdos para estreitarem relacionamentos, reforçarem sua presença, gerarem mais satisfação dos clientes e, consequentemente, mais fidelização.
Por Renato Serra (Ger. Mídias Sociais - IC Grupom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário