Levantamento feito em nossa ferramenta de MONITORAMENTO das redes sociais, entre os dias 07/01 e 06/04 de 2011, com um registro total de 4.280 tweets, mostra que os Shoppings Centers de Goiânia/GO ainda não possuem uma presença consistente e interativa no microblog Twitter.
Em que pese o fato da “Grande Goiânia” ter hoje aproximadamente 1,9 milhões de habitantes (dados do IBGE – Censo Brasil 2010) e em cerca de 70% dos domicílios onde essa população reside pelo menos 01 (uma) pessoa ter acesso a Internet regularmente, os números de seguidores dos shoppings no Twitter é proporcionalmente muito baixo ao público potencial que pode interagir com as organizações.
No gráfico abaixo observamos a evolução numérica dos seguidores de cada um deles nos últimos 90 dias. O maior crescimento ocorreu entre os seguidores do Flamboyant Shopping, com uma elevação de 1164 novos seguidores.
Já o 2º gráfico aponta um crescimento muito acentuado (139,09%) entre os seguidores do Shopping Bougainville, mas devemos considerar que este shopping é o que tinha a menor base de seguidores quando do início do levantamento.
Nosso monitoramento aponta que o Goiânia Shopping (1921 tweets) foi 49,2 % mais citado quando comparado com o segundo colocado, Flamboyant Shopping, 1287 citações.
O gráfico abaixo representa a divisão do volume de citações recebidas por cada um dos shoppings monitorados.
Foi constatado também que os shoppings de Goiânia utilizam o Twitter para divulgarem promoções que visam gerar um acréscimo no número de seus seguidores no microblog. São promoções do tipo “Siga-nos no Twitter. Dê RT e concorra a ..." e outras semelhantes. Este tipo de ação até consegue gerar novas adesões (existem perfis criados pelas pessoas exclusivamente para participar), mas não conseguem promover a interatividade e os shoppings não conseguem obter informações personalizadas de seus seguidores como interesses e necessidades individuais de consumo.
O monitoramento aponta que o Goiânia Shopping (o mais citado) foi o estabelecimento que menos gerou tweets próprios (informativos ou promocionais), obtendo assim uma melhor resposta às suas iniciativas no Twitter durante os 90 dias do estudo.
Por fim, na tabela abaixo, é demonstrado o Índice de Conversão (relação quantidade de tweet próprio X quantidade de citações recebidas) no qual é verificado que o melhor resultado foi alcançado pelo Goiânia Shopping, pois para cada 01 tweet que o próprio shopping postou , 30 novas citações sobre o centro de compras foram geradas no microblog por terceiros.
Observação: Neste monitoramento a IC Grupom utilizou como filtros os endereços do Twitter de cada shopping e também os seus nomes de fantasia. Ele poderá ser feito de um modo muito mais profundo, analisando o conteúdo dos tweets (se são "favoráveis", "desfavoráveis" ou "neutros" - ou mesmo em uma escala de intensidade para "muito favorável" ou "muito desfavorável") que citam as marcas ou as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário