segunda-feira, 30 de maio de 2016

Marco Civil da Internet é debatido sob perspectiva da transparência

Proteção de dados dos usuários é defendida, mas liberdade de expressão comercial torna-se contraponto

por BÁRBARA BARBOSA          publicado em 30 de maio, 2016
Antes de ser afastada da Presidência da República, Dilma Rousseff assinou o decreto referente ao Marco Civil da Internet, que regulamenta a Lei 12.965/2014. Entre outros assuntos, o texto contempla uma série de medidas relacionadas à privacidade na internet. Além disso, estão em tramitação os projetos de lei (PLs) de proteção de dados, um do Senado e dois do Congresso. As situações afetam diretamente, de diferentes maneiras, o mercado da publicidade e o do marketing, mas, no final, podem resultar em maior transparência, tanto para o consumidor quanto para as empresas anunciantes.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marcas convencem com transparência

Produtos com posicionamento definido cresceram 3% em frequência, enquanto volume total de compras caiu 7,5%, segundo ranking da Kantar Worldpanel

Mirella Portiolli - 23 de maio de 2016
 
Empty supermarket aisle,motion blurNo ano passado, os pontos de venda do País receberam menos visitas ― as pessoas eliminaram, em média, quatro idas às compras ― e registraram diminuição na quantidade de itens adquiridos: queda de 7,5% no volume de consumo, segundo o ranking Brand Footprint 2016, da Kantar Worldpanel, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. O desembolso total no ano foi de R$ 173,7 bilhões.
As sete primeiras posições do ranking, no entanto, não mudaram em relação ao estudo anterior. Pelo quarto ano consecutivo, Coca-Cola encabeça a lista das 50 principais marcas do País. Ypê, Colgate, Tang e Omo aparecem na sequência e completam o Top 5. Exceto por Ypê, as outras quatro tiveram queda no Consumer ReachPoints (CRP) — métrica da Kantar que considera a quantidade de consumidores que adquirem uma marca e a frequência com que isso acontece e, a partir desses índices, monitora a frequência de compra e penetração das marcas. Coca-Cola, por exemplo, caiu 7% (veja a lista com as 50 primeiras posições à pág. abaixo). Em números absolutos, entre as marcas citadas no levantamento, 26 delas perderam CRP, como resultado da redução na frequência de compra.

terça-feira, 17 de maio de 2016

O meio, a mensagem e a crise

Apelar para escolhas inteligentes, que remetam a um custo-benefício claro, é uma boa forma de manter a lealdade dos clientes

 
O meio, a mensagem e a criseMiriam Shirley
Vice-presidente de mídia da Publicis

costsbenefitsExiste muita divergência em relação à política brasileira, mas parece haver um consenso entre a população: 93% dos brasileiros concordam que o País, com um PIB em queda livre, encontra-se em recessão. O macro reflete o micro, ou seja, o consumo familiar, que caiu 4% em 2015 ante 2014, de acordo com o Instituto Nielsen. Diante desses dados, não há escapatória para quem trabalha com marketing — é preciso rever estratégias e alinhá-las a esse novo comportamento da população.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Branding ou performance?

É inegável que o ambiente online permite medir performance com muita precisão

por Alexis Thuller Pagliarini          publicado em 09 de maio, 2016
brandingperformanceO nome do evento era Branding&Performance, organizado mais uma vez com muita competência pelo IAB na semana passada. Eram aproximadamente 700 participantes, que se revezavam na plateia do teatro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, para ver exposições de brasileiros e gringos sobre o tema. Não vi muitos publicitários conhecidos.
Por outro lado, percebia-se claramente uma plateia entusiasmada do time do online. Ou seja, o ambiente era repleto de novos players (alguns não tão novos assim), focados no universo online.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Consumidores e marcas incentivam avanço da realidade virtual

Pesquisa da Advanced Imaging Society, de Hollywood, revela entusiasmo por experiências imersivas

por RAFAEL VAZQUEZ          publicado em 09 de maio, 2016
Uma das cenas de ficção científica dos anos 1990 produzidas em Hollywood mais cultuadas é a do filme Demolidor. A tenente Lenina Huxley, interpretada por Sandra Bullock, convida o sargento John Spartan, de Silvester Stallone, para fazer sexo. Enquanto o homem, que havia sido congelado e despertado em 2032, espera a “troca de fluídos”, a moça do futuro surge com um equipamento de realidade virtual e mostra como é que se faz. Fora a crítica irônica de um futuro que parece inevitável, a cena apresenta a personagem nativa da geração que hoje é apelidada pela letra Z totalmente entusiasmada em compartilhar uma experiência imersiva com o colega do século passado. Coincidência ou não, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos observa justamente essa tendência de pessoas cada vez mais interessadas em experiências de realidade virtual (RV).

POLÍTICA GOIANIENSE: ESTOU DECEPCIONADO

Em 5 anos o sentimento de decepção dos goianienses em relação ao prefeito Paulo Garcia aumenta 41,5%, segundo GRUPOM

Por Fabiana Souza(*)
Abril de 2010. Inicia-se a primeira passagem de Paulo Garcia no comando da prefeitura de Goiânia, depois de 2 anos no cargo de vice-prefeito. Paulo toma posse através da decisão de Iris Resende de disputar as eleições para governador do estado.
Como vice-prefeito, Paulo se elegeu em 5 de outubro de 2008, na chapa de Iris, tendo quase meio milhão de votos, o que representou 74% dos votos válidos da capital goiana.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Para brasileiros, marcas são desonestas




Estudo da Cohn & Wolfe detectou déficit de autenticidade de marcas em vários mercados, no entanto, aquelas consideradas autênticas têm fidelidade e recomendação do consumidor

2 de maio de 2016
AuthenticBrands_RankingBrasil
Nada menos que 81% dos consumidores brasileiros ouvidos na 4ª edição do estudo global Authentic Brands e Authentic 100, realizado pela Cohn & Wolfe, avaliaram que as marcas não são “abertas e honestas”. Os 19% que acreditam na abertura e honestidade das marcas representam um índice abaixo da média global, que é de 22%.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Projeto denuncia situações do dia a dia do mercado publicitário

Depoimentos expõem racismo, machismo e falta de compromisso com a verdade

por PROPMARK          publicado em 03 de maio, 2016
Um grupo de profissionais que trabalha no mercado de publicidade e comunicação lançou um projeto para expor situações delicadas dos bastidores da área.
Lançado no dia 1 de abril como ironia proposital ao Dia da Mentira, o projeto “Mentiras que Aceitamos” conta com uma página no Facebook onde as pessoas denunciam fatos e acontecimentos do dia a dia da produção de campanhas e de conteúdos para marcas. As denúncias envolvem racismo, machismo e falta de comprometimento com a verdade.


segunda-feira, 2 de maio de 2016

Outbound ou inbound marketing?

por Vitor Horvath          publicado em 29 de abril, 2016
inbound-marketing-vs-outbound-marketingOutbound ou inbound marketing? Qual a melhor opção? Bem, primeiramente devemos levar em consideração que o marketing envolve mais do que simples estratégias. Ele está relacionado com percepção de valores, relações e conteúdos de qualidade. Não basta ter clientes é necessário atrair fãs, que sigam e acreditem em seu negócio.
Para desenvolvermos uma estratégia digital que atenda ao interesse das pessoas como um todo é necessário considerarmos todas as alternativas disponíveis no mercado e decidir qual ou quais atingirão o seu público de forma eficiente.