sexta-feira, 27 de maio de 2016

Marcas convencem com transparência

Produtos com posicionamento definido cresceram 3% em frequência, enquanto volume total de compras caiu 7,5%, segundo ranking da Kantar Worldpanel

Mirella Portiolli - 23 de maio de 2016
 
Empty supermarket aisle,motion blurNo ano passado, os pontos de venda do País receberam menos visitas ― as pessoas eliminaram, em média, quatro idas às compras ― e registraram diminuição na quantidade de itens adquiridos: queda de 7,5% no volume de consumo, segundo o ranking Brand Footprint 2016, da Kantar Worldpanel, publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. O desembolso total no ano foi de R$ 173,7 bilhões.
As sete primeiras posições do ranking, no entanto, não mudaram em relação ao estudo anterior. Pelo quarto ano consecutivo, Coca-Cola encabeça a lista das 50 principais marcas do País. Ypê, Colgate, Tang e Omo aparecem na sequência e completam o Top 5. Exceto por Ypê, as outras quatro tiveram queda no Consumer ReachPoints (CRP) — métrica da Kantar que considera a quantidade de consumidores que adquirem uma marca e a frequência com que isso acontece e, a partir desses índices, monitora a frequência de compra e penetração das marcas. Coca-Cola, por exemplo, caiu 7% (veja a lista com as 50 primeiras posições à pág. abaixo). Em números absolutos, entre as marcas citadas no levantamento, 26 delas perderam CRP, como resultado da redução na frequência de compra.

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