As despesas de marketing e comercialização deverão continuar a aumentar, e varejistas precisarão se adaptar a novos formatos de demandas.
A pesquisa do Credit Suisse sobre tendências de consumo na
América Latina, segunda região que mais vai contribuir para a expansão global
da classe média, mostra que a mobilidade social não só está resultando em
mudança no consumo, como gradualmente em mais sofisticação nos padrões de
compra. E o resultado é que as despesas de marketing e comercialização das
companhias deverão continuar a aumentar, e varejistas precisarão se adaptar a
novos formatos de demandas.
Para o Credit Suisse, o Brasil é um bom exemplo. Famílias com até US$ 3 mil de renda anual limitam suas compras a um pouco mais de suas necessidades básicas. Mas quem ganha entre pouco mais de US$ 3 mil e US$ 15 mil, ou 59% da população, a busca por produtos com valor agregado vem aumentando. Ou seja, o consumidor brasileiro compra não apenas mais aparelhos de TV ou refrigeradores, e sim produtos mais caros como televisores de telas grandes e com mais opções.
A pesquisa do banco suíço mostra que só uma pequena porção dos consumidores preferem uma única marca de produto. Entre 33 categorias de produtos pesquisadas no Brasil, a parcela de consumidores leais a uma marca ficou acima de 50% apenas em oito categorias. Entre os que mostraram mais propensão a mudanças, o preço foi a principal razão em apenas cinco categorias de produtos.
Para o Credit Suisse, o Brasil é um bom exemplo. Famílias com até US$ 3 mil de renda anual limitam suas compras a um pouco mais de suas necessidades básicas. Mas quem ganha entre pouco mais de US$ 3 mil e US$ 15 mil, ou 59% da população, a busca por produtos com valor agregado vem aumentando. Ou seja, o consumidor brasileiro compra não apenas mais aparelhos de TV ou refrigeradores, e sim produtos mais caros como televisores de telas grandes e com mais opções.
A pesquisa do banco suíço mostra que só uma pequena porção dos consumidores preferem uma única marca de produto. Entre 33 categorias de produtos pesquisadas no Brasil, a parcela de consumidores leais a uma marca ficou acima de 50% apenas em oito categorias. Entre os que mostraram mais propensão a mudanças, o preço foi a principal razão em apenas cinco categorias de produtos.
Fonte: Valor Econômico
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