"Quando você vai a países como o Brasil ou China, essas pessoas não estão te esperando"
Durante o Congresso Mundial do Varejo, em Paris, o
presidente-executivo do Carrefour, Georges Plassat, disse que a era do
imperialismo no varejo internacional acabou e os grupos precisam aprender a
adaptar suas marcas para ganharem de competidores locais. "Quando você vai
a países como o Brasil ou China, essas pessoas não estão te esperando",
afirmou. "Nós não estamos em uma era imperialista."
Os comentários de Plassat foram pontuados na última
segunda-feira, 07, após uma série de redes de supermercados, incluindo a
britânica Tesco e o próprio Carrefour, serem forçadas a frear seus planos de
expansão depois de enfrentarem dificuldades em alguns mercados estrangeiros.
"O que os varejistas estrangeiros muitas vezes
subestimam ao avaliarem oportunidades para crescer internacionalmente é o
crescente poder e sofisticação dos concorrentes locais", disse Plassat, ressaltando
o rápido desenvolvimento dos mercados emergentes .
Depois de um período vendendo ativos para diminuir a dívida,
o Carrefour, maior varejista da Europa, procura maneiras de acelerar seu
crescimento no Brasil e na China, mais ainda não decidiu como fazê-lo, disse
Plassat a investidores em agosto.
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