quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Consumo de alimentos e bebidas aumenta no primeiro semestre

A previsão é que o ritmo seja mantido em 2014

Uma pesquisa mostrou que a venda de produtos não duráveis, incluindo alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza cresceu 2% em volume no primeiro semestre deste ano. O estudo da Kantar Worlpanel, prevê que o ritmo se mantenha em 2014, crescendo entre 2% e 3%. Foi apurado ainda que, a despeito da desaceleração do consumo observada nos últimos anos, as categorias “não básicas” crescem em todas as regiões do Brasil, e já representam 30% dos gastos das famílias.
                                                                                                                                            
O número de categorias compradas por pelo menos 70% dos consumidores nos supermercados cresceu em todas as faixas de renda. Nas classes A e B, a quantidade de categorias com alta penetração foi de 40, em 2008, para 48 neste ano. A classe C, que tinha 38 há cinco anos atrás, agora tem 43. Mesmo número das classes D e E, que possuíam apenas 34 categorias de alta penetração em 2008.
                                                                                                          
O estudo aponta ainda que os consumidores vêm diversificando os lugares de suas compras. Em 2001, 61% da população utilizava mais de três canais de venda para fazer compras. Atualmente, o percentual subiu para 84%. O tempo médio gasto nos hiper, supermercados e atacadistas, é de uma a duas horas. 


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