A previsão é que o ritmo seja mantido em 2014
Uma pesquisa mostrou que a venda de produtos não duráveis,
incluindo alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza cresceu 2% em
volume no primeiro semestre deste ano. O estudo da Kantar
Worlpanel, prevê que o ritmo se mantenha em 2014, crescendo entre 2% e 3%.
Foi apurado ainda que, a despeito da desaceleração do consumo observada nos
últimos anos, as categorias “não básicas” crescem em todas as regiões do
Brasil, e já representam 30% dos gastos das famílias.
O número de categorias compradas por pelo menos 70% dos
consumidores nos supermercados cresceu em todas as faixas de renda. Nas classes
A e B, a quantidade de categorias com alta penetração foi de 40, em 2008, para
48 neste ano. A classe C, que tinha 38 há cinco anos atrás, agora tem 43. Mesmo
número das classes D e E, que possuíam apenas 34 categorias de alta penetração
em 2008.
O estudo aponta ainda que os consumidores vêm diversificando
os lugares de suas compras. Em 2001, 61% da população utilizava mais de três
canais de venda para fazer compras. Atualmente, o percentual subiu para 84%. O
tempo médio gasto nos hiper, supermercados e atacadistas, é de uma a duas
horas.
Fonte: Supermercado Moderno
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