Categorias como fraldas infantis, produtos para cabelos e pães industrializados são exemplos da qualificação do consumo.
O mercado passou por um período de preocupação para entender
se o brasileiro, mais endividado e sentindo o reflexo da inflação, deixaria de
consumir com a qualificação que o conquistou nos últimos tempos. De acordo com
a Nielsen, no último semestre, o consumo brasileiro apresentou retração em
volume (2,6%) e um crescimento em faturamento (1,9% deflacionado), mantendo a
tendência de crescimento dos últimos anos. Ao avaliar o desempenho do consumo,
foi percebido que os segmentos de produtos de maior valor continuam
apresentando desempenho superior aos demais, mas, para manter o orçamento, o
consumidor busca lojas com preços mais competitivos. Categorias como fraldas
infantis, shampoos, condicionadores e pães industrializados são exemplos da
qualificação do consumo nas cestas de higiene e alimentos.
Veja o gráfico de consumo por classe social:
Leia mais em Consumidor Moderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário