Um grande esforço que a maioria das empresas que possuem perfil no Twitter fazem é o de tentar saber qual o melhor horário para postarem seus tweets e assim alcançar uma maior ressonância e possibilidade de atingir o maior número de pessoas.
A ICGrupom vem desenvolvendo um trabalho de monitoramento dos principais Shoppings Centers de Goiânia/GO no Twitter. Este trabalho nos permite a captura de inúmeras informações de relevância estratégica, entre elas, conforme o gráfico abaixo, sobre quais são os melhores horários para um Shopping Center interagir com os twitteiros.
Percebemos que os melhores horários para que os Shoppings Centers postem seus tweets e obtenham uma melhor chance de serem lidos, comentados, respondidos e retuitados, são aqueles compreendidos entre 17 e 20 horas, onde cerca de 35% das citações sobre os Shoppings ocorrem.
A web é ainda a principal plataforma utilizada pelas pessoas/empresas para publicação de conteúdos no Twitter, mas é crescente a utilização de aplicativos por meio de dispositivos móveis (Smartphones) para as twittadas.
Os gráficos abaixo representam os fluxos de tweets por hora, mas um contém apenas as informações dos utilizadores da plataforma web (PCs/Notebooks) e o outro daqueles que se utilizam apenas de dispositivos móveis.
Comparando os gráficos, notamos que existe uma grande diferença entre os fluxos de horários dos tweets entre os que utilizam a web e os de mobiles. Enquanto na plataforma web o fluxo começa a aumentar ás 10 horas, o maior fluxo dos mobiles inicia-se ás 12 horas e de maneira mais intensa, mantendo-se assim até as 22 horas, enquanto o da web tem freqüência inferior, com picos às 15 e 19 horas.
Percebemos que no caso do mobile, uma das principais diferenças é o fato da maioria das pessoas estarem presentes no Shopping ao contrário daqueles da web, que estão em suas residências ou no trabalho. Também é percebível que os que utilizam dispositivos móveis estão nos Shoppings nos seus intervalos de almoço (12 às 14 horas são mais twittadas).
Os Shoppings devem ter como ação estratégica a análise segmentada. Neste estudo ela demonstra que os usuários da web e do mobile possuem horários distintos de presença no Twitter, além de também terem características de consumo diferenciadas (veja nosso artigo anterior “Diga-me Com o Quê Twittas que Eu Te Direi Quem És?”).
Novas informações, segmentações e métodos possam atingir esses públicos estão em nossos arquivos.