O poder de consumo dessas pessoas representa uma grande
oportunidade
Não há
dúvidas de que o número de idosos no mundo está aumentando rapidamente. Recente
pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que
a expectativa de vida do brasileiro aumenta quatro meses a cada ano. Subiu de
62,5 anos, em 1980, para 73,7, em 2010. Essa “nova geração” de idosos está mais
ativa, mais preocupada com a saúde e mais rica do que nunca.Nos Estados
Unidos, por exemplo, as estimativas do censo de 2012 mostram que famílias
chefiadas por pessoas de 55 a 64 anos de idade possuem uma renda mediana de US$
55.748 em comparação com a renda de US$ 49.659 daquelas famílias chefiadas por
pessoas de 25 a 34 anos de idade.
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Imagem: Divulgação |
À medida que
os consumidores vão ficando mais velhos, eles mudam sua abordagem em relação
aos alimentos que consomem, e para prolongar um estilo de vida ativo, focam em
produtos mais saudáveis. Outro ponto a ser observado é a estrutura física
oferecida nos estabelecimentos. Vagas especiais, caixas exclusivos, escadas
rolantes adaptadas são itens básicos, mas que não devem ser os únicos. Características
atraentes aos olhos de consumidores mais velhos serão diferenciais no momento
de escolha do local onde fazer compras.
A criação de
um produto direcionado é somente o início, a maneira de se comunicar com esse
público é tão ou mais importante. Os fabricantes precisam reconhecer que os
consumidores mais velhos se comportam de maneira diferente dos consumidores
mais jovens. Não se trata somente do fato de que eles gastam menos com roupas e
mais com alimentos e produtos saudáveis, mas eles têm o tempo e a vontade de
pesquisar produtos específicos. Eles são menos influenciados pelas propagandas,
buscam produtos de qualidade e são fiéis às marcas que representam valor.
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Imagem: Divulgação |
O aumento de consumidores idosos não é uma moda passageira, trata-se de um fato
da vida. Hoje vivemos uma mudança da estrutura populacional, com o aumento da
expectativa de vida e os jovens dividindo com os idosos a base da pirâmide
demográfica. Os executivos e as empresas que já estiverem prontas para atender
essa nova demanda serão os que conseguirão mais destaque no mercado.
Carlos Pires - sócio-líder de Mercados de Consumo da KPMG no Brasil.
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