segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Terceira idade: uma nova classe consumidora

O poder de consumo dessas pessoas representa uma grande oportunidade


Não há dúvidas de que o número de idosos no mundo está aumentando rapidamente. Recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a expectativa de vida do brasileiro aumenta quatro meses a cada ano. Subiu de 62,5 anos, em 1980, para 73,7, em 2010. Essa “nova geração” de idosos está mais ativa, mais preocupada com a saúde e mais rica do que nunca.Nos Estados Unidos, por exemplo, as estimativas do censo de 2012 mostram que famílias chefiadas por pessoas de 55 a 64 anos de idade possuem uma renda mediana de US$ 55.748 em comparação com a renda de US$ 49.659 daquelas famílias chefiadas por pessoas de 25 a 34 anos de idade.

Imagem: Divulgação
À medida que os consumidores vão ficando mais velhos, eles mudam sua abordagem em relação aos alimentos que consomem, e para prolongar um estilo de vida ativo, focam em produtos mais saudáveis. Outro ponto a ser observado é a estrutura física oferecida nos estabelecimentos. Vagas especiais, caixas exclusivos, escadas rolantes adaptadas são itens básicos, mas que não devem ser os únicos. Características atraentes aos olhos de consumidores mais velhos serão diferenciais no momento de escolha do local onde fazer compras.

A criação de um produto direcionado é somente o início, a maneira de se comunicar com esse público é tão ou mais importante. Os fabricantes precisam reconhecer que os consumidores mais velhos se comportam de maneira diferente dos consumidores mais jovens. Não se trata somente do fato de que eles gastam menos com roupas e mais com alimentos e produtos saudáveis, mas eles têm o tempo e a vontade de pesquisar produtos específicos. Eles são menos influenciados pelas propagandas, buscam produtos de qualidade e são fiéis às marcas que representam valor.

Imagem: Divulgação
O aumento de consumidores idosos não é uma moda passageira, trata-se de um fato da vida. Hoje vivemos uma mudança da estrutura populacional, com o aumento da expectativa de vida e os jovens dividindo com os idosos a base da pirâmide demográfica. Os executivos e as empresas que já estiverem prontas para atender essa nova demanda serão os que conseguirão mais destaque no mercado.





Carlos Piressócio-líder de Mercados de Consumo da KPMG no Brasil.

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