A classe A, que reúne apenas 3% dos domicílios da região, é uma das mais
importantes em volume e distribuição de gastos. Representa 28% de todo o
consumo de CDs e DVDs da região e 24% dos gastos com artigos de decoração, que
compreende a aquisição de tapetes, almofadas, flores artificiais, cortinas,
enfeites para casa, quadros e objetos de arte.
Nas despesas com pagamentos de mensalidades, taxas e atividades extras com educação básica e ensino superior, a classe B é a principal representante, responsável por 60% do consumo do Sudeste. Nos gastos com automóvel, seja compra, manutenção ou combustível, o grupo também representa mais de 50% do total que é consumido na região. Essas famílias também consomem a maior parte da demanda de cinema (55%), livros e pu blicações impressas (52%) e informática (52%).
A classe C tem forte participação no consumo de alimentação no domicílio, principalmente mercearia (grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha e molhos), carnes, aves e derivados, além de artigos matinais, como cereais, aveia, e chocolate em pó. A classe mais populosa da região, que reúne 54% das famílias do Sudeste, é responsável por consumir 47% da demanda de alimentação no domicílio. Também representa metade (51%) dos gastos na categoria tabaco e acessórios, que engloba cigarro, isqueiro, fumo e outros produtos.
Diferente das demais, as class es D e E têm baixa participação no consumo. O grupo no qual essa classe tem a maior participação é tabaco e acessórios (11% da demanda disponível na região). Na sequência aparecem alimentação no domicílio, medicamentos, calçados infantis e gastos com som, vídeo e TV (aparelhos de televisão, som – inclusive rádio portátil – DVD e videocassete), todos entre 9% e 10%. As classes D e E juntas equivalem a 14% dos domicílios do Sudeste.
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 – Ibope Inteligência
Texto: Ana Chaib, Nathalia Barbosa e Rose Guirro Ketchum |
(GC)
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