quinta-feira, 9 de maio de 2013

5 dicas para lidar com erros de uma ação de marketing

Especialista explica que pequenos empresários devem prever as consequências antes que elas tomem proporções incorrigíveis

Por Camila Lam, de Exame.com




Como lidar com erros em uma ação de marketing?
Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing

Aprender com os erros não é tão fácil quanto parece, mas algumas empresas têm nos ensinado a ter um novo olhar sobre os erros, bem como corrigi-los. Importante lembrar que não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Por isso, algumas dicas são muito bem vindas e reduzem o estigma do insucesso.

1. Detecte o erro e isole-o
Pode parecer simples, mas na maioria das vezes não percebemos os erros. É comum que outros nos apontem as falhas, sejam os próprios consumidores, colegas de trabalho, fornecedores ou órgãos regulamentadores. Esteja atento e dê ouvidos às reclamações por mais improváveis que pareçam num primeiro instante. Na medida em que se consegue isolar o problema a busca pela solução tende a ser mais fácil.

2. Permita-se admitir a falha
Caso não o faça, o erro pode se agravar e trazer consequências desastrosas para o negócio. Seja num atendimento ao cliente, em uma precificação errada, ou uma campanha mal direcionada, quase tudo pode ser resolvido com bom senso e profissionalismo. A empresa deve reconhecer o erro e assumir as responsabilidades. Lembre-se que transparência gera confiança e a vergonha de confessar o primeiro erro leva a cometer muitos outros.

3. Analise as implicações do erro
Os desdobramentos de um equívoco podem gerar consequências de curto ou longo prazo, de grande ou pequeno impacto. Prejuízos financeiros, término de contratos, ações judiciais, desligamento de funcionários, perda de clientes ou da credibilidade da marca são apenas alguns dos exemplos. O importante é prever as consequências antes que elas tomem proporções incorrigíveis.

4. Levante possíveis soluções
Uma vez entendidas a causa e a consequência do erro, torna-se imprescindível propor soluções. Se a empresa quer acertar, deve estar preparada pra erros. Assim, a empresa deve treinar seus funcionários para imprevistos e planos de ação, valendo-se de equipes interdepartamentais.

Tendo auxílio de profissionais de outras áreas fica mais fácil, dependendo da proporção e complexidade do problema, desenhar uma solução.

5. Aprenda com os erros
Quando essa postura é adotada, a empresa entende que aprender com erros é um sinal de amadurecimento. No marketing ou em qualquer outro departamento, é preciso entender as causas das falhas para que elas não se repitam. Erros complexos, em sua maioria, são frutos de equívocos múltiplos, tornando-se necessário uma análise detalhada de causa.

Eduardo Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG


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