Especialista explica que pequenos empresários devem prever as consequências antes que elas tomem proporções incorrigíveis
Por Camila Lam, de Exame.com
Como lidar
com erros em uma ação de marketing?
Respondido
por Eduardo Andrade, especialista em marketing
Aprender com
os erros não é tão fácil quanto parece, mas algumas empresas têm nos ensinado a
ter um novo olhar sobre os erros, bem como corrigi-los. Importante lembrar que
não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Por isso, algumas
dicas são muito bem vindas e reduzem o estigma do insucesso.
1. Detecte o
erro e isole-o
Pode parecer
simples, mas na maioria das vezes não percebemos os erros. É comum que outros
nos apontem as falhas, sejam os próprios consumidores, colegas
de trabalho, fornecedores ou órgãos regulamentadores. Esteja atento e dê
ouvidos às reclamações por mais improváveis que pareçam num primeiro instante.
Na medida em que se consegue isolar o problema a busca pela solução tende a ser
mais fácil.
2. Permita-se
admitir a falha
Caso não o
faça, o erro pode se agravar e trazer consequências desastrosas para o negócio.
Seja num atendimento ao cliente, em uma precificação errada, ou uma campanha
mal direcionada, quase tudo pode ser resolvido com bom senso e
profissionalismo. A empresa deve reconhecer o erro e assumir as
responsabilidades. Lembre-se que transparência gera confiança e a vergonha de
confessar o primeiro erro leva a cometer muitos outros.
3. Analise as
implicações do erro
Os
desdobramentos de um equívoco podem gerar consequências de curto ou longo
prazo, de grande ou pequeno impacto. Prejuízos financeiros, término de
contratos, ações judiciais, desligamento de funcionários, perda de clientes ou
da credibilidade da marca são apenas alguns dos exemplos. O importante é prever
as consequências antes que elas tomem proporções incorrigíveis.
4. Levante
possíveis soluções
Uma vez
entendidas a causa e a consequência do erro, torna-se imprescindível propor
soluções. Se a empresa quer acertar, deve estar preparada pra erros. Assim, a
empresa deve treinar seus funcionários para imprevistos e planos de ação,
valendo-se de equipes interdepartamentais.
Tendo auxílio
de profissionais de outras áreas fica mais fácil, dependendo da proporção e
complexidade do problema, desenhar uma solução.
5. Aprenda
com os erros
Quando essa
postura é adotada, a empresa entende que aprender com erros é um sinal de
amadurecimento. No marketing ou em qualquer outro departamento, é preciso
entender as causas das falhas para que elas não se repitam. Erros complexos, em
sua maioria, são frutos de equívocos múltiplos, tornando-se necessário uma
análise detalhada de causa.
Eduardo
Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG
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