sexta-feira, 29 de julho de 2011

Geolocalização: um nicho a ser explorado


Os criadores de uma Startup nova-iorquina no ano de 2009 jamais imaginaram fazer tanto sucesso com a mais famosa Rede Social de geolocalização: o Foursquare (4square). Desde o seu desenvolvimento, muitas foram as críticas com relação à utilização dessa rede nos quesitos segurança e privacidade.

Apesar disso, a rede chegou e angariou adeptos de todos os lugares do mundo. No final de Junho, o Foursquare contabilizou 10 milhões de usuários e aposta no Brasil para continuar com seu projeto de expansão. Uma das atualizações da rede será a possibilidade de “check in” em eventos e não somente em lugares.

Ao deparar-se com a tendência da geolocalização, as empresas podem utilizar e tornar essa ferramenta estratégica no Marketing Digital e consolidar esse processo com planejamento e novas ações para os usuários mais fieis (os que realizam mais “check-ins”) no estabelecimento.

Portanto, além de estimular novos consumidores a frequentar o lugar (com indicações do amigos e mesmo com a presença deles), é possível também, fidelizar clientes aliando intenções de venda com essa nova tendência.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Classe C e o turismo

Brasileiros pertencentes a classe C, atualmente representam uma fatia de consumo muito promissora dos mercados de viagem, turismo e passagens aéreas graças a uma ascensão da classe que já ocorre há meia década.  Famílias com renda mínima entre 3 e 10 salários mínimos agora embarcam, literalmente, nessas oportunidades que o mercado de turismo e o barateamento das passagens aéreas proporciona.

O aumento do nível de empregabilidade e da renda, aliados a facilidade de pagamento oferecida por agências de viagens e companhias aéreas possibilitam o acesso dessa camada da população ao universo do turismo e do lazer. O fluxo de passageiros nos aeroportos do Brasil deve crescer 32% até 2014, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

Os destinos escolhidos variam, mas os preferidos costumam ser cidades da América Latina, devido a não exigência de passaporte, um idioma de mais fácil compreensão e os preços das passagens aéreas mais em conta. Buenos Aires, por exemplo, é o mais procurado pelos brasileiros para a sua primeira viagem internacional.

Quando os interessados em novas viagens não conhecem o idioma do país que irão visitar, buscam cursinhos rápidos e ainda a ajuda de guias com as expressões idiomáticas mais importantes e principais que o local oferece, movimentando além do mercado de viagens, seus principais acessórios como guias, cursinhos e lojas especializadas.

A procura de sites de viagens também teve um aumento significativo de 14,1% em um ano, demonstrando o interesse dos novos turistas em obter informações sobre os países que desejam visitar. Dentro dos sites de turismo, a categoria que mais cresceu foi a de cruzeiros,  representando um aumento superior a 100% na procura virtual dessa modalidade de viagem.

Portanto, não é apenas pelo ar que a classe média se movimenta em busca de lazer e turismo. O segmento de Cruzeiros marítimos tem tido bastante procura. Aqui as preferências recaem pelo fato de ter a possibilidade de levar a família inteira com todas as refeições e entretenimento inclusos barateando os custos e proporcionando diversão para todas as idades.